Arquidiocese de Brasília
AE – 03 EQ – 42/44 Guará II – DF
CEP 71070-135 / FONE 381 6488

‘ CGC 00.108.217/0102-63

1.HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

No inicio dos anos oitenta, as 420 famílias que moravam na Invasão Parque do Guará mais conhecida como Guarazinho, foram removidas para a então criada QE 38 em 1984.

Na antiga invasão fora construída em madeira a Capela da Santíssima Trindade desde 1970, onde eram desenvolvidas as atividades religiosas da comunidade católica com missas todos os domingos, realização de casamentos, batizados e formação em ensino religioso de crianças e adolescentes.

Apesar da reinvidicação dos moradores quando da remoção para a QE 38 de uma área para a construção de uma igreja, para ocupar o lugar da antiga capela que tinha sido demolida junto com os barracos, segundo testemunho dos moradores, o momento foi de muita apreensão e expectativa. O terreno para a Igreja ou templo católico não estava no croqui. Por isso, a comunidade católica assentada na QE 38, ficou ocupando o espaço do Colégio Rogacionista para a celebração das missas e catequese.

Quando da criação da QE 42, a comunidade já articulada em pró da reinvidcação da área para a igreja, teve o apoio dos moradores dessa nova quadra e juntos, começaram a ocupar a área que estava destinada à templo (no caso a área especial 03 da QE 42). As missas aconteciam nessa área debaixo de barraca armada pela comunidade.

A comunidade organizada começou a programar atividades com o intuito de arrecardar fundos para a construção da igreja. Sendo que a área era preiteada junto ao orgão do governo no caso a Terracap.

No dia primeiro de outubro de Í992, a Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap, autoriza, a título precário a ocupação do imóvel denominado Lote “C”, Conj. “N”, QE 42 com a Ordem de Ocupação Precária N2 069/92, Processo N2 : 111.005.989/90-8 para a Mitra Arquidiocesana de Brasília, para desenvolver as atividades constantes de seus Estatutos.

No dia 28 de dezembro de 1992, foi autorizado pela Administração do Guará o uso da área pública localizada entre os lotes “B” e “C” para a construção em alvenaria de um galpão provisório, até a execução da obra• definitiva da igreja. Esta autorização é de caráter provisório.

Desde sua construção esse galpão tem servido como sede provisória da igreja Santíssima Trindade com atividade diversas, tanto de caráter religioso como de caráter social servindo a comunidade. São missas, reuniões, cursos, encontros diversos.

A comunidade da Capela estava sob a responsabilidade da Paróquia Divino Espírito Santo, fazendo parte territorial daquela paróquia. Pelo crescimento da comunidade e número de habitantes da QEs 38, 42, 44 e 46, a reinvindicação da comunidade católica dessas quadras para a criação da sua própria paróquia à Mitra Arquidiocesana de Brasília. No dia 08 de dezembro de 1996, foi criada a Paróquia da Santíssima Trindade pelo Cardeal Arcebispo de Brasília D. José Freire Falcão, nomeando o Pe. Mário Ferraz de Albuquerque como seu primeiro pároco.

Depois da instalação da paróquia o número de fiéis e atividades teve um aumento substancioso, sendo que a área indicada para o templo, é insignificante para o número de fiéis que participam das atividades da igreja e pela população das quadras que formam o território da paróquia (38, 42, 44 e 46) que se denominam católicos. Sendo que: a vontade do povo católico é que, se anexe a área pública já ocupada pela comunidade a área disponível para o templo que mede 29X32. Sendo que esta área passaria a ter 40X44, já demarcada por uma cerca de estacas de concreto e tela, autorizada pela Administração sob a autorizaçáo N9 404/97 nos termos da Lei N2 1.063, de 03 de maio de 1996.

A paróquia tem necessidade urgente de construir além da igreja, salas para suas atividades. Já são seicentas crianças e adolescentes que participam das aulas de formação religiosa. Pelos menos sessenta jovens nos dois grupos jovens da paróquia, associações religiosas como legião de Maria, grupos de oração, reuniões diversas e as demais atividades próprias de uma paróquia.

A paróquia tem projeto para implantar cursos profissionalizantes para jovens que estão em situação de risco*, já que no nosso contexto, a incidência de drogas tem aumentado assustadoramente. Também tem projeto de instalar cursos para mulheres, donas de casa de baixa renda, já que a QE 38 abriga uma população significativa nesta situação. Há um projeto de instalação de um gabinete dentário, isso com a garantia do trabalho voluntário de profissionais que já se comprometeram com esta iniciativa. Aqui na “comunidade tem muitas pessoas que necessitam de tratamento dentário e não dispõe de recursos para isso.

A Paróquia Santíssima Trindade tem pelo menos 1.000 pessoas adultas que a frequentam, sendo que além disso tem os adolescentes e as crianças que somam uns setecentos na catequese e nos grupos jovens.

Talvez pelo número de pessoas atendidas pela paróquia seja já o suficiente como justificativa para o pedido de expansão da área, que se dizendo pública deve servi a comunidade, e é de inteiro acordo de todos que a área ocupada está cumprindo o seu papel social.

(Texto redigido por: Pe Mário Ferraz de Almeida)


2. DOCUMENTAÇÃO DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

DECRETO DE CRIAÇÃO

Decreto da criação da Paróquia Santísisma Trindade Guará II – DF (part.1)
Decreto de Criação da Paróquia Santíssima Trindade – Guará II- DF(part.2)

ATA DE CRIAÇÃO

Ata da criação da Paróquia Santíssima Trindade – Guará II – DF

3. PROVISÃO E NOMEAÇÃO DO 1° PÁROCO: PE. MÁRIO FERRAZ DE ALBUQUERQUE

Provisão e Nomeação part.1
Provisão e Nomeação part2

3. ATA DE DEDICAÇÃO DA IGREJA E ALTAR (2005)

ATA DE DEDICAÇÃO DA IGREJA E ALTAR 2005

4. PROVISÃO E NOMEAÇÃO DO 2° PÁROCO: PE. OSMAR GONÇALVES SILVA

4.1 – PROVISÃO E NOMEAÇÃO COMO ADMINISTRADOR

PROVISÃO E NOMEAÇÃO COMO ADMINISTRADOR

4.2 – ATA DE POSSE COMO ADMINISTRADOR

ATO DE POSSE COMO ADMINISTRADOR

4.3 – PROVISÃO E NOMEAÇÃO COMO PÁROCO

4.4 – ATA DE POSSE COMO PÁROCO