DIA 04/07(QUIN) – 19:30 – MISSA E 9º DIA DA NOVENA (LOCA: CAP. S. PAULINA) Resp: Ágape de Jovens e Gálatas

9º DIA DA NOVENA :  SANTA PAULINA E A VIDA DE ORAÇÃO

 LEITOR 1 : vida de oração é uma via de mão dupla, onde nos deleitamos em Deus e Deus tem prazer em nós. Não apenas Jesus buscava a intimidade com o Pai, mas também o Pai tinha prazer em seu filho unigênito. Todos: “Eis que ouviu uma voz que dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo…” (Mateus 17:5)
.
LEITOR 2 - A Vida interior é mais do que oração: é a presença e a lembrança constante de Deus em nós, tudo referindo a Ele, conversando constantemente com Deus, ao longo do dia, em todos os lugares e trabalhos, tendo-O como absoluto em nossa vida.
LEITOR 3: É estar em perfeita sintonia com os planos de Deus. É senti-lo face a face, olhando, acompanhando nossos passos.
TODOS:  Enfim, é ter a experiência do apóstolo São Paulo: Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. (Gal2,30).
LEITOR 4: Para Santa Paulina, a oração não só fazia parte da vida: ela era a sua vida. Em cada instante, vivia em profunda sintonia na presença de Deus, seu Pai. Sempre dizia:
TODOS “A presença de Deus me é tão íntima que me parece impossível perdê-la, e esta presença proporciona, à minha alma, uma alegria que não posso explicar.”

SANTA PAULINA, MULHER DA ESCUTA E DO SILÊNCIO
LEITOR 5: A Congregação brotou do apelo de Nossa Senhora à Amábile:
T: “Quero que comeces uma obra: Trabalharás pela salvação de minhas filhas.”
L6: À pergunta de Maria: “O que decidiste, minha filha?”
L7: Amábile responde sem se esquivar: “Servir-vos, minha querida Mãe!

LEITOR 1: Na origem da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, foi evidente a solicitude das fundadoras em atenderem às necessidades do momento. Sentiam-se enviadas como servidoras do Reino, promotoras da paz,
defensoras da vida e construtoras do amor em qualquer parte.
LEITOR 2: A resposta concreta ao chamado de Deus ocorreu no dia 12 de julho de 1890, quando Amábile e Virgínia seguem a caminho do casebre, com dona Ângela Lúcia Viviani, a mulher portadora de câncer.
L3: Para Santa Paulina, a oração e a Eucaristia sempre foram o centro e o ápice de
sua vida e missão. Ela experimentou e soube o que é rezar e comungar o Corpo e o Sangue do Senhor.
L4: Santa Paulina ficava, diariamente, uma hora diante do Santíssimo e, uma vez por mês um dia inteiro. Ao participar da Eucaristia, tornou-se uma com Jesus e colaboradora no projeto de Deus, defendendo, protegendo e promovendo a vida.
L5: Para Santa Paulina, a oração é o caminho certo para a bênção; e a oração é o maior meio de ser uma bênção para outros. A oração é o dom de Deus para abençoar outros. A base da oração está no reconhecimento do absoluto de
Deus e de seu amor por nós e na nossa confiança como filhas/os.
.
L4: Mas, além disso, esta vida de Deus dentro dela, preenche o anseio mais profundo do seu coração, dando-lhe um novo gosto para a vida. Sempre dizia:
T: “Que Nosso Senhor seja conhecido, amado e adorado por todos e em todo o mundo.”
LEITOR 5: Santa Paulina, através da oração e da Eucaristia, colocou Jesus Cristo no centro da sua vida, motivou o amor solidário entre as pessoas, famílias, comunidades e Igreja, vivenciou, desde pequena, esta mensagem:
T: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários!” É nosso Senhor quem faz tudo. Nós somos seus simples instrumentos. Confiai sempre e muito na Divina Providência.
LEITOR 5 : Santa Paulina, tudo colocava no coração de Deus. As suas alegrias e dores, as suas esperanças e as suas noites, foram sempre partilhadas com o Pai.
TODOS: Seu único desejo era que a Congregação fosse adiante e, por seu intermédio, Nosso Senhor fosse conhecido, amado e adorado por todos, em todo o mundo.

ORAÇÃO DE SANTA PAULINA
Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.

(Pedir a graça desejada)

Santa Paulina, intercede por nós junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *