7º dia SANTA PAULINA, MULHER DE HUMILDADE E SACRIFÍCIO
L 1 -: Com espírito de humildade, Santa Paulina viveu muitas lutas e passou por muitas tempestades. É por isso que ela nos orienta e nos anima com essas palavras:
TODOS: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários!”
L1: A humildade é uma característica fundamental dos cristãos. Como imitadores
de Jesus, precisamos manifestar, pelo poder do Espírito Santo, essa virtude do
Senhor, vivida intensamente por Santa Paulina.
L2: Entre as várias situações de sofrimento e provações que Santa Paulina passou, recordemos a deposição do cargo de Superiora Geral da CIIC, no dia 29 de agosto de 1909. Após seis anos em São Paulo, ela sofreu terrível humilhação e injustiça. Uma autoridade da Igreja a destituiu da missão de Superiora Geral .Congregação que ela fundara dezenove anos antes. Essa missão seria até o final de sua vida.
TODOS: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”!
L3 : Com tamanha injustiça e humilhação, Santa Paulina tinha todos os
motivos para desistir de tudo. Além de não desistir, Santa Paulina assim se expressou, mesmo em lágrimas:
TODOS: “Estou pronta para entregar toda a Congregação à nova Superiora Geral…
meu único desejo é que a Congregação prossiga seu caminho e por seu intermédio Nosso Senhor seja conhecido, amado e adorado, por todos e em todo o mundo”!
L3: Santa Paulina vivenciou a deposição com heroísmo, humildade, perdão incondicional e grande confiança em Deus.
7º Dia
Ó Santa Paulina, que tanto serviste à Igreja e te dedicaste inteiramente ao testemunho do Reino de Deus, alcança-nos, do Senhor, a graça de vivermos o compromisso batismal, colocando-nos a serviço da vida e da esperança, a fim de construirmos uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.
(Pedir a graça desejada)
Santa Paulina, intercede por nós junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.